Fevereiro 2023 – Outubro 2025

Plataforma MADE IN para Artes & Ofícios Contemporâneos & Design


O QUÊ

Made in Platform for Contemporary Crafts & Design (Plataforma para Artes & Ofícios Contemporâneos & Design) é uma iniciativa de investigação, design e património que incentiva a colaboração e a troca de conhecimentos entre artesãos tradicionais e designers contemporâneos, bem como outros especialistas nos campos da cultura e da ciência. A plataforma aborda questões centrais para a preservação e explora novas articulações de conhecimento encontradas no rico legado do artesanato europeu. Da mesma forma, examina possíveis vias de diversificação e reorientação através da aprendizagem mútua e da imaginação de novas abordagens do pensamento através da arte contemporânea e das práticas de design.

O objectivo é destacar novas abordagens de investigação material e outros processos de design relacionados com temas como a degradação dos recursos naturais, extracção, e modelos de produção sustentável.

PORQUÊ

A Made in Platform surgiu de uma consciência acrescida do papel crucial que o artesanato desempenha na criação e sustentação da identidade local. Além disso, o artesanato tem o potencial de desempenhar um papel único na transição para modelos de produção circulares, inovadores e sustentáveis, que dependem principalmente de recursos e competências locais. Para além de encorajar a reutilização/reparação dos produtos existentes, o artesanato promove um consumo mais lento e responsável, e cria um sistema de valores que transcende a lógica omnipresente da produção global em massa.


A Made in Platform reflecte o número crescente de projectos de uma nova geração de designers e ambientalistas que estão a voltar a sua atenção para culturas diversas de fabrico, a fim de criar processos de produção sustentáveis e ciclos circulares de materiais baseados numa relação inclusiva com o ambiente natural. Assumindo uma abordagem processual baseada no local, artistas, designers e artesãos convidados trabalharão em localidades específicas e reflectirão sobre micro-contexos particulares em termos de exploração de materiais e dos seus potenciais regenerativos, com particular enfoque no solo, nas plantas e no mar. Ao fazê-lo, o projecto avançará para além de uma perspectiva centrada no ser humano em direcção a uma perspectiva centrada na vida, infundida na ciência e na natureza. 

COMO

A Made in Platform está estruturada como uma série de actividades concebidas para se complementarem e construírem umas sobre as outras a fim de mostrar a relevância do artesanato, como um elo entre a ecologia e a cultura, na sociedade contemporânea. As actividades promoverão a importância do design contemporâneo e das práticas artísticas, tecnologias inovadoras, e pensamento transdisciplinar na superação da percepção do artesanato como não-inventivo e obsoleto, integrando-os em vez disso no centro do debate ecológico.

As actividades consistem em:

  • criação de uma base de dados acessível ao público de artes e ofícios, conhecimentos transdisciplinares, e recursos naturais relacionados com artesanato e design;

  • transferência de conhecimentos e colaborações sob a forma de residências, oficinas, cursos de formação, e uma escola de Verão;

  • programas educativos e discursivos sob a forma de conferências, seminários, e eventos das partes interessadas; 

  • divulgação dos resultados do projecto através de uma publicação, de uma série de exposições e de um website – www.madein-platform.com

QUEM 

A Plataforma para Artes & Ofícios Contemporâneos & Design representa a continuação directa de um projecto anterior MADE IN: Crafts-Design Narratives, que decorreu entre 2018 e 2021 com co-financiamento do CREA e que reuniu seis parceiros de quatro países: Museum of Arts and Crafts, e Oaza, ambos da Croácia; Museum of Architecture and Design, Eslovénia; Nova Iskra e Mikser, ambos da Sérvia; e Werkraum Bregenzerwald, Áustria. Este projecto anterior, de pequena escala, foi pioneiro no mapeamento dos artesãos da região e na facilitação do intercâmbio de conhecimentos entre eles e os designers. Os resultados do projecto levantaram questões relevantes sobre a evolução do artesanato e do design, e os desafios que se colocam hoje em dia aos dois campos.

Made in Platform for Contemporary Crafts & Design baseia-se nos resultados do projecto original para alargar o seu alcance, tanto geograficamente como em termos dos seus objectivos e missão. O projecto envolve agora 10 parceiros de 6 países para formar um consórcio com uma vasta gama de conhecimentos especializados: Museu de Arquitectura e Design (MAO), Ljubljana, Eslovénia (coordenador); Center Rog Ljubljana, Eslovénia; Museu da Cidade de Zenica (MGZ), Zenica, Bósnia e Herzegovina; Drugo More, Rijeka, Croácia; Colecções Estatais de Arte Dresden, Museu de Artes Decorativas (SKD), Dresden, Alemanha; Museu de Artes e Ofícios (MUO), Zagreb, Croácia; Oaza, Zagreb, Croácia; Nova Iskra Creative Hub (Nova Iskra), Belgrado, Sérvia; Passa Ao Futuro (PAF), Lisboa, Portugal; e a Universidade de Ciências Aplicadas Zwickau (WHZ), Schneeberg, Alemanha. Os parceiros são de várias dimensões e incluem museus, centros de produção, instituições educacionais, e organizações não governamentais. 

A plataforma incluirá mais de 1000 artesãos, designers, investigadores, profissionais culturais e científicos, e membros de audiências mais vastas, todos os quais participarão em várias actividades do projecto.

 

CONHEÇA OS PARCEIROS

Museu de Arquitectura e Design (MAO), Ljubljana, Eslovénia
O MAO mantém e promove a mais completa colecção de património arquitectónico e de design esloveno em qualquer lugar. Reúne curadores, editores e produtores que têm grande cuidado na recolha do património nacional e na concepção de programas contemporâneos. O MAO é um centro e pólo nacional e internacional de transferência de conhecimentos nos domínios do património e da criatividade, apresentando formatos de programas inovadores dedicados à preservação do património e ao apoio a criativos emergentes.

Oaza, Zagreb, Zagreb, Croácia
Oaza é uma organização artística sediada em Zagreb, co-fundada em 2014 por seis artistas/designers que trabalha em projectos de arte e design baseados na investigação, em grande parte no sector cultural independente e com um enfoque particular em projectos auto-iniciados. As suas actividades abrangentes incluem a curadoria; design social, estratégico e conceptual; edição; e educação informal em design. A ideia original do projecto Made In partiu de Oaza e teve como ponto de partida um projecto de investigação artesanal local chamado Old School Ilica.

Museu de Artes e Ofícios (MUO), Zagreb, Croácia
O Museu de Artes e Ofícios (MUO) é a instituição líder da Croácia no campo das artes plásticas e aplicadas. A sua colecção contém mais de 100.000 artigos centrados no domínio local das artes, do artesanato e do design. O MUO foi gravemente afectado pelo terramoto de Zagreb de 2020, mas desde então voltou à sua plena capacidade operacional, e este projecto complementa uma série de actividades educativas e interactivas que tiveram de ser suspensas em 2020.

Nova Iskra Creative Hub (Nova Iskra), Belgrado, Sérvia
Nova Iskra é um centro criativo que promove ligações tangíveis entre as indústrias criativas, a tecnologia e as pessoas. O seu objectivo é apoiar o pensamento crítico, alimentar ideias, e conceber e desenvolver organizações e empresas para serem simultaneamente à prova de futuro e receptivas ao presente em constante mudança.

Center Rog, Ljubljana, Eslovénia
O Center ROG é um centro público multidisciplinar de criação que apoia fabricantes e criadores (indivíduos e colectivos) no desenvolvimento das suas ideias através de conhecimentos e infra-estruturas tecnológicas de ponta. Com as suas infra-estruturas modernas, perícia e ligações internacionais, ROG proporciona um ambiente de apoio ao desenvolvimento de projectos inovadores e socialmente benéficos que respondem aos desafios do século XXI.

Drugo More, Rijeka, Croácia
Drugo More é uma organização sem fins lucrativos sediada em Rijeka e esteve activamente envolvida no programa ECC Rijeka 2020. A sua missão é identificar e explorar tópicos de relevância social na sociedade contemporânea. Também torna os discursos científicos e culturais acessíveis às comunidades locais e internacionais por meio de instrumentos como exposições e workshops.

Universidade de Ciências Aplicadas Zwickau (WHZ), Schneeberg, Germany
A Universidade de Ciências Aplicadas Zwickau (WHZ) coloca ênfase em estágios e trabalho laboratorial, e tem um forte enfoque na aplicação e implementação. Oferece mais de 50 cursos (Trabalho em Madeira/Design de Produtos & Objectos, Arte Têxtil/Design Têxtil, Design de Moda) cuidadosamente estruturados para preparar os estudantes para a sua carreira dentro de um período de tempo controlável.

Colecções Estatais de Arte Dresden, Museu de Artes Decorativas (SKD), Dresden, Alemanha
Coleções Estatais de Arte Dresden, Museu de Artes Decorativas (SKD) no Pillnitz Palace & Park perto de Dresden foi fundado em 1876 e é um dos mais antigos do seu género na Alemanha. Pertence a uma rede de 15 museus, arquivos e instituições de investigação sob a égide das Staatliche Kunstsammlungen Dresden (SKD). Possui uma notável colecção de artes e design decorativo histórico e contemporâneo, uma extensa colecção têxtil, e uma colecção única de mobiliário da Deutsche Werkstätten Hellerau. O seu novo Design Campus é um centro de investigação e desenvolvimento com o objectivo de inspirar designers, criativos, e o público em geral. O seu programa facilita o diálogo entre as colecções do museu e o SKD, e emprega novas abordagens internacionais ao design e às indústrias criativas.

Museu da Cidade de Zenica (MGZ), Zenica, Bósnia e Herzegovina
O Museu da Cidade de Zenica pesquisa, conserva, recolhe e processa material museológico. Abraçou o conceito de "museu aberto", que visa criar uma relação dinâmica com o público, como parte do qual está a desenvolver um centro multimédia e a oferecer uma vasta gama de oficinas e outros eventos educativos e promocionais nos campos da arte, da ciência e das humanidades.

Passa Ao Futuro (PAF), Lisbon, Portugal
Passa Ao Futuro (PAF) é uma iniciativa cultural sem fins lucrativos que se baseia na investigação, que documenta o património cultural imaterial dos artesãos e artesãs portugueses, a fim de o preservar. Promove o trabalho em rede no terreno através da organização de uma série de residências e projectos colaborativos. Apoia a sustentabilidade do artesanato através de uma programação de impacto social e ambiental enraizada na concepção e pensamento de sistemas.

Made in Platform é co-financiado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.

Participe
madein-platform.com 
hello@madein-platform.com 


Facebook / Instagram: @madeinplatform 


Contacto imprensa
Ana K. Brodersen
MadeIn@mao.si


 
 

ACTIVIDADES PASSA AO FUTURO EM PORTUGAL

2023 - Mapeamento

Entre fevereiro e dezembro de 2023, o Passa Ao Futuro, mapeou, em Portugal, 10 Cesteiros que trabalham em diferentes técnicas de cestaria, bem como 10 matérias-primas utilizadas na cestaria.

Veja o resultado desta fase aqui.

2023 - 24 - Transferência de Conhecimento - RESIDÊNCIAS

Para ativar o mapeamento que foi feito na 1ª fase do projeto, Passa Ao Futuro organizou e facilitou cinco residências individuais entre Designers e Artesãos, onde os Designers foram desafiados a criar novas peças contemporâneas utilizando as técnicas tradicionais dos artesãos de uma forma inovadora.

Depois de uma imersão no ofício, na matéria-prima, no processo completo (quando na estação certa, a residência começa com a colheita da matéria-prima), nos constrangimentos e nas possibilidades, o Designer pensou em algumas opções que depois foram discutidas com o artesão para que juntos decidissem quais desenvolver. A partir de cada residência surgiu uma pequena coleção de pelo menos 3 peças.

As peças estão em produção e são feitas por encomenda.

Veja alguns dos resultados destas residências aqui.

2024 julho - agosto - Escola de verão MADE IN BASKETRY

Organizada pelo Passa Ao Futuro, esta escola de verão foi um workshop intensivo de 2 semanas financiado que teve lugar no Loulé Criativo em Loulé, Portugal. Através de um concurso público, foram selecionados dez estudantes. Durante duas semanas, aprenderam e colaboraram com cinco artesãos, cada um dos quais dominava uma matéria-prima e uma técnica diferentes, e foram orientados por três mentores de design.

O objetivo era alargar os limites da utilização destas técnicas no século XXI de uma forma bela, inteligente e atraente.

Os resultados desta Escola de verão estão patentes numa exposição no Loulé Criativo até 28 de setembro.

Veja os resultados da Escola de verão aqui.

 
 
 

PARCEIROS LOCAIS