2022 PORTUGAL

BIENAL ARTES & OFICIOS - NOVO DESIGN

CURADORIA DE ASTRID SUZANO & FATIMA DURKeE (PASSA AO FUTURO)
OEIRAS, PORTUGAL

20 - 25.09.2022

 

Bienal Artes & Ofícios Novo Design - 1ª Edição 

Com a visão de um futuro comum e vibrante que permita dar continuidade às nossas linhagens ancestrais, locais e interligadas, ao mesmo tempo que tem em conta as questões que enfrentamos actualmente à escala global, esta primeira edição da Bienal Artes e Ofícios - Novo Design é comissariada com o objectivo de cultivar a partilha de informação e conhecimento, reunindo uma comunidade nacional e internacional em torno da beleza do artesanato e das pessoas que praticam estas artes e ofícios. Com o objectivo último, sempre, de inspirar novas gerações de artesãos e artesãs e práticas éticas sustentáveis. 

Passa Ao Futuro é uma associação cultural sem fins lucrativos, que desde 2016, com base na pesquisa concebe e executa iniciativas que promovam a continuidade do conhecimento tácito. Facilitamos a sustentabilidade das artes e ofícios através da criação de programação social e ambiental positiva fundamentada no design e pensamento sistémico. Foi por isso, com enorme entusiasmo que aceitámos o convite da Spira para fazer a curadoria de três dos programas da Bienal visto estar alinhada com os nossos objectivos de preservar, promover, inovar, celebrar e activar o sector das artes e ofícios tradicionais e design português.

Através da conferência, da mostra e da exibição de curtas, convidamos os participantes e público em geral a terem experiências visuais, tácteis, humanas e criativas.

Sob o tema “Artes & Ofícios no Século XXI - Estratégias para o “Agora”", a conferência internacional pretende iniciar uma discussão revigorante em torno de soluções para a continuidade do saber-fazer e da vitalidade do sector artesanal no século XXI, reunindo, para esse efeito, representantes de uma selecção de projectos nacionais e internacionais.

Convidamos oradores de diversas origens para que juntos se foquem no ecossistema português existente em conversação com casos de estudos internacionais, criando assim um diálogo que fomente o intercâmbio e a colaboração. Os temas-chave serão: políticas de apoio ao sector das artes e ofícios; documentação e activação; educação e formação; e resiliência económica.

A exibição de curtas (pequenos vídeos) tem como objectivo celebrar e dar a conhecer uma selecção de artes e ofícios assim como as pessoas que a eles se dedicam. Selecionadas através de uma open call de âmbito português e europeu, procuram destacar detalhes dos processos de criação de peças tradicionais ou híbridas; preparação de matérias-primas; colaborações entre designers e artesãos, marcas e manufacturas; e, ainda, algumas iniciativas de matriz educativa.  

Devido à importância premente da sustentabilidade económica no sector das artes e ofícios, a Mostra é não só um mercado onde as pessoas podem comprar ou encomendar peças directamente aos artesãos e artesãs, mas também uma pequena janela para o vasto mundo do artesanato tradicional português. Aqui mostramos uma selecção de produtos, matérias-primas, pessoas, know-how e técnicas que demonstram a rica variedade que existe em Portugal. Os expositores foram seleccionados através de uma open call, e a selecção foi organizada em 6 categorias principais: Cerâmica e Vidro, Fibras Naturais, Metal, Madeira, Pele e Couro e Têxteis. Mantendo uma selecção concisa tendo em conta o espaço existente, mostramos sempre que possível, tanto os exemplos tradicionais como os mais contemporâneos de cada categoria.  

A Mostra é também um local para encontrar “tesouros”, para reunir e partilhar conhecimento e ferramentas. É também concebida como um local centralizado onde público especialista, como por exemplo: designers, decoradores de interiores e arquitectos, são convidados a conhecer artesãos e as suas peças. Destina-se a ser um terreno fértil para iniciar colaborações e promover o acesso dos artesãos a novos mercados locais e internacionais. 

No âmbito da mostra convidamos ainda o público a meter as “mãos na massa” através de workshops. Aqui poderão participar em experiências sensoriais onde esperamos sensibilizar as pessoas para estes saber-fazer, ficando assim a conhecer o cuidado e tempo que as peças demoram a ser feitas e a apreciar o trabalho dos artesãos e artesãs de uma forma alegre e dinâmica. Temos ainda esperança de conseguir atrair futuros aprendizes para dar continuidade a estas tradições artesanais.

Gostaríamos de agradecer o convite à Spira, bem como à Câmara Municipal de Oeiras. A todos os oradores e moderadores que aceitaram participar e partilhar o seu conhecimento. Aos incríveis artesãos e artesãs por se juntarem a nós e partilharem os seus belos mundos. À Portugal Manual por organizar as masterclasses e a todos os que apoiam a continuidade deste importante património cultural imaterial.

Astrid Suzano & Fatima Durkee 
Passa Ao Futuro